MANHUAÇU / MG - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Consulta em Domicílio

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.
Horário
Prepare-se para a chegada do médico em sua casa no horário  marcado. Reserve um local de boa iluminação e que o paciente possa ser examinado de modo reservado. A consulta na casa do paciente tem os mesmos propositos que a consulta no consultório a diferença é que em casa o médico vai até o paciente que muitas vezes tem dificuldade de acesso aos consultórios (escadas, rampas íngrimes, espera prolongada de consulta )

Acompanhantes
O acompanhante/cuidador  é necessário oferecendo informações úteis sobre o paciente idoso. C.
 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer. O cuidador é muito importante nessa fase da consulta.

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, tenha as receitas destes medicamentos.Novamente o cuidador pode auxiliar nessa fase da consulta.

Exames
Tenha  todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disser. O cuidador pode ser muito útil nessa fase.
 
Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados. No caso do idoso incapaz a atuação do cuidador é fundamental para o bom resultado na recuperação do paciente. Cuidador é  pessoa parente ou não diretamente ligado no cuidado do paciente em domicílio.